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DIVORCIO E ARREPENDIMENTO
DIVORCIO E ARREPENDIMENTO

O DIVÓRCIO


Antes de falarmos sobre divórcio, vamos falar sobre casamento. O casamento é a união estável entre duas pessoas que se gostam tanto, que a única forma de compartilhar todo o amor que um sente pelo outro é viverem na mesma casa. Alguma dúvida? Pode ser, pois existem outras definições, outras opiniões, outros entendimentos. A grande verdade é que quando as pessoas namoram, não conseguem projetar o futuro: filhos, compartilhamento de bens materiais, dificuldades da vida etc; e se não der certo? Como temos uma educação tradicional, não se usa "experimentar" o noivo ou a noiva em relacionamento conjugal: casou, é para vida toda. Certo? Pela orientação bíblica do Novo Testamento, sim. Pelo Antigo Testamento, não. As escrituras No Antigo Testamento, em Deuteronômio 24 está escrito: "Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado cousa indecente nela, e se lhe lavrar um termo de divórcio, e lho der na mão e a despedir de casa; e se, saindo de sua casa, for, e se casar com outro homem, e se este aborrecer, e lhe lavrar termo de divórcio e lho der na mão, e a despedir de casa; e se, saindo da sua casa, for, e se casar com outro homem, e se este a aborrecer, e lhe lavrar termo de divórcio e lho der na mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que tomou pra si por mulher, vier a morrer, então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a desposá-la, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança". Bem, essa é a lei de Moisés. Quem levava a pior naqueles tempos era mesmo a mulher, tratada feito objeto. Por isso foi feita a lei. Jesus foi duro em Mateus 5.31-32, quando disse que "qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; aquele que casar com a repudiada comete adultério". Mas, voltando na página anterior do mesmo livro, Mateus 5.17-20, Jesus fala sobre a lei de Moisés: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um desses mandamentos, posto que dos menores, e sim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus". E então, a lei vale ou não vale? Pelo dito de Jesus Cristo na fala anterior sim, a lei de Moisés continua valendo, mesmo com o diálogo com os fariseus em Mateus 19.1-12, em que Ele fala: "Moisés deu a carta de divórcio por causa da dureza do coração dos homens, mas que não foi assim desde o princípio". O perigo que ronda quem lê a Bíblia é a interpretação ao pé da letra. Erros serão cometidos que possam prejudicar ao próximo. Veja por exemplo o que está escrito em Deuteronômio 21.18-21: "Se alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedece à voz de seu pai e à de sua mãe, e, ainda castigado, não lhes dá ouvidos, pegarão nele seu pai e sua mãe e o levarão aos anciãos da cidade, à sua porta, e lhes dirão: 'Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz: é dissouluto e beberrão'. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; assim eliminarás o mal do meio de ti: todo o Israel ouvirá e temerá". Você agora entende que não se deve, às vezes, aplicar ao pé da letra o que diz a Bíblia? Você nunca aplicaria essa lei aos seus filhos, certo? Da mesma forma aos divorciados, que as igrejas os tratam como párias das sociedade. Se a igreja é igreja, tem bondade em seu seio, deve tratá-los com condescendência. Eles sofreram ou ainda sofrem, e precisam do agasalho da igreja. Mas que fiqeu claro que o entendimento que se tem das escrituras é que Deus não une as pessoas para que elas se separem, isso é fato e disciplina. No entanto, é preciso que não se condene, como faz a maioria das igrejas, as pessoas divorciadas. Se elas tem entendimento da lei e da palavra de Jesus e se divorciaram, é porque não existia outra alternativa. A convivência era inconciliável. Muitas vezes um dos parceiros sofria com os maus-tratos do outro, e na presença de filhos. Então, não cabe a nós julgar. Quem julga é Deus, e a Ele, somente a Ele que as pessoas devem satisfação. O amor em Cristo Jesus se constrói amando ao próximo, querendo o bem e ajudando. Entendo que nenhuma igreja tem o direito de discriminar cristãos pela sua condição civil. Se existe o pecador, este tem que se ver com Deus, não com a igreja. A igreja orienta. As pessoas têm direito à vida, uma nova oportunidade. A igreja não é um quadrado físico. A igreja são pessoas irmanadas no bem comum ao próximo e reverência a Deus. Essa é a verdadeira igreja. Não estou aqui fazendo apologia ao divórcio, mas ao amor. O divórcio não é bom para ninguém. Todos saem perdendo: o casal, os filhos, os parentes, os amigos. Porque as pessoas se separam? Porque na sua imensa maioria os filhos não foram educados para o casamento. Porque também cada um teve uma educação diferente, modo de vida diferente, pensar diferente. O que uniu o casal foi o diálogo em comum e a atração física: "Beija-me com os beijos de tua boca, porque melhor é o teu amor do que o vinho" - fase do noivado da Sulamita em monólogo de Cantares de Salomão, cuja leitura é recomendada. Os casais se separam quando não há mais entusiasmo da vida em comum. A vida perde o sentido para ambos, sem que desejassem de fato que chegassem a esse fim. E quando um casal decide separar-se, surge a fase de turbulência. é um período difícil de negociação em que ambos têm que decidir como serão suas novas vidas. Quem já passou por isso sabe que, dependendo do cônjuge e caso haja filhos, é uma peleja pelo resto da vida. Mesmo que o casal tenha decidido romper o vínculo de comum acordo, esta fase significa muito mais que uma simples separação. é a fase em que na vida do casal ambos saem do equilíbrio anterior, em que tudo está fora de lugar. Quem não passou por isso não compreende. O sofrimento dos filhos também é enorme. Fico pasmo com a insensibilidade das igrejas com casais separados, principalmente com a falta de amparo espiritual aos filhos, que não têm culpa do rompimento do casamento dos pais. é preciso refletir e orar para que haja sensatez. O que fazer? Investir na educação. é obrigação do casal cristão orientar seus filhos para a vida conjugal. Mostrar-lhes como buscar pessoas que tenham virtudes, conhecer bem a família da noiva ou do noivo. Período longo de namoro e noivado, para ter certeza do passo do casamento. As igrejas podem contribuir muito com palestras em encontros de jovens.


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Divórcio e Arrependimento:
Podem adúlteros batizados manter suas esposas?


 


Há muitos que pensam que o batismo permite às pessoas permanecerem nos segundos casamentos ilegais. Mesmo Jesus tendo dito que o novo casamento de uma pessoa divorciada é adultério, eles concluem que o batismo dá permissão para o novo casamento continuar. Eles alegam que exigir dos divorciados e casados que se separem é negar a vontade de Deus de perdoar o adultério. Para justificar esta posição, passagens como 2 Coríntios 5:17 são usadas: "Assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."


O propósito deste artigo é apresentar a evidência bíblica, provando que o perdão dos pecados no batismo não autoriza a continuação de um casamento adúltero.


Quatro princípios bíblicos


Œ Relação de casamento com um segundo esposo é adultério.


"Quem repudiar sua mulher e casar com outra, comete adultério contra aquela. E se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério" (Marcos 10:11-12).


Note: "quem". Divórcio e novo casamento é adultério para quem quer que seja. Só uma exceção é encontrada (Mateus 19:9). O adultério continua enquanto o primeiro companheiro viver.


"Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei, e não será considerada adúltera, se contrair novas núpcias" (Romanos 7:2-3).


O arrependimento é necessário para o perdão.


O arrependimento é exigido de todos (Atos 17:30). O arrependimento é uma exigência para receber o batismo (Atos 2:38). Qualquer um que não se arrepender perecerá (Lucas 13:3, 5).


 ŽO arrependimento exige que o pecador termine qualquer relacionamento sexual pecaminoso.


A raiz da idéia é a mudança. No Velho Testamento, os homens eram chamados a arrependerem-se e desviarem-se de todas as transgressões (Ezequiel 18:30). No Novo Testamento, o arrependimento tinha que produzir frutos e realizar certas obras dignas de arrependimento (Mateus 3:8; Atos 26:20). Aqueles que se arrependeram deixaram seus pecados (Atos 19:18-20). Aqueles que continuaram no pecado, por escolha, estavam se recusando a se arrependerem (Apocalipse 9:20-21). Paulo achou surpreendente que alguém pudesse imaginar que poderia continuar sendo injusto e, ainda assim, ir para o céu.


"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores, herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6:9-11).


Esta é uma passagem significativa. Esses adúlteros tinham sido lavados de seu pecado. Continuaram eles suas uniões adúlteras? Não! Paulo diz, "tais fostes alguns de vós." A ênfase se faz sobre o tempo: "vós fostes" Suma coisa do passado. Alguns desses tinham sido homossexuais. Outros, adúlteros. Mas, para serem perdoados, eles terminaram suas relações homossexuais e adúlteras. A questão não é se acreditamos que adultério ou homossexualidade pode ser perdoada, mas quais são as condições do perdão. Para ser perdoado de adultério ou homossexualidade tem que se arrepender e para se arrepender, tem que terminar a relação sexual pecaminosa.


Há exemplos bíblicos onde Deus exigiu de pessoas em casamentos pecaminosos que se separassem. Nos dias de Esdras, homens se arrependendo de casamentos pecaminosos mandaram embora suas esposas ilegais (Esdras 9-10). Nos dias de João, para Herodes se arrepender ele teria que deixar Herodias (Marcos 6:18). Hoje, qualquer um, arrependendo-se de um casamento pecaminoso, tem que terminar esse casamento. O que faz um casamento pecaminoso mudou desde os dias de Esdras; mas o que tem que ser feito quando se está num casamento pecaminoso não mudou. A exigência de Deus para o arrependimento não foi facilitada (Atos 17:30-31).


Uma pessoa perdoada não tem direito a continuar no pecado.


"Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum" (Romanos 6:1-2).


O perdão lava os pecados passados mas não dá licença para pecar no futuro. Veja 1 João 3.


Portanto, um casamento adúltero tem que ser terminado para ser perdoado e não pode continuar depois do perdão.


Objeção considerada


Há quem pense que um segundo casamento ilegal não é mais adultério depois que se é batizado. Eles raciocinam que, quando se é batizado, todos os relacionamentos passados e obrigações são dissolvidos. Num sentido, pensa-se que o batismo lava todas as recordações do casamento anterior e do divórcio. Portanto, sendo-se casado com um segundo par seria, depois do batismo, contado como primeiro casamento.


Contudo, o perdão não muda o pecado. Se um ato é pecaminoso antes do batismo, continua pecaminoso após o batismo. Se tomar algo que não nos pertence é roubo, antes do batismo, o mesmo ato é roubo depois do batismo. Se deitar-se com um homem é homossexualismo. antes do batismo, continua sendo homossexualismo depois do batismo. Se o sexo com uma segunda esposa é adultério antes do batismo, é adultério depois do batismo. O batismo não muda a definição de pecado.


Certamente, quem é batizado corretamente é perdoado por seus pecados, mas é ele libertado de compromissos anteriores? Considere esta comparação: um homem gera um filho, depois o abandona. Então, quando ele se torna um cristão, recebendo o perdão pelo pecado do abandono do filho, também se desmancha o relacionamento do pai com o filho? Deixa ele de ter o laço de obrigação para com seu filho? Pode ele dizer "Eu não tenho que sustentar este filho no futuro porque eu fui perdoado do pecado de abandoná-lo no passado?" Agora, e se um homem é ligado por Deus a uma esposa? Então, ele a deixa e casa com a outra. Quando ele é perdoado, seu laço de obrigação para com sua esposa é desfeito? (Romanos 7). Antes dele ser perdoado ele estava ligado à primeira esposa e ter relação sexual com a segunda era errado. Depois do perdão ele ainda está ligado à primeira mulher e as relações com a segunda são erradas. Não devemos confundir perdão das ações pecaminosas do passado com a dissolução dos relacionamentos e o fim das obrigações.


O perdão no batismo não dissolve o laço de casamento daqueles que vivem juntos. Eis porque tais pessoas não precisam renovar seus votos para continuarem esposo e esposa depois do batismo. Do mesmo modo, o perdão no batismo não desfaz o laço de casamento entre aqueles que vivem separados (Romanos 7:1-3). Eis porque tais pessoas ligadas e separadas estão cometendo adultério quando vivem em um segundo casamento, tanto antes quanto depois do batismo.


Conclusão


Há um par de outros problemas com o ponto de vista segundo o qual o batismo santifica os casamentos adúlteros. Primeiro, e se um esposo é batizado e o outro não? Está agora um esposo vivendo em adultério, enquanto o outro esposo tem um casamento aprovado por Deus? Segundo, porque o perdão pelo sangue de Cristo não produz o mesmo efeito para o cristão que ora como para o não cristão que é batizado? Se o perdão santifica os casamentos adúlteros e torna a separação desnecessária, porque não faria o mesmo para qualquer indivíduo perdoado, sem levar em conta se seu pecado inicial foi cometido antes ou depois do batismo?


Jesus disse que divórcio e novo casamento é adultério (Marcos 10). Jesus fez do arrependimento uma condição para o perdão (Lucas 13:3,5). As escrituras unanimemente ensinam que aqueles que cometem adultério não irão para o céu (1 Coríntios 6:9-10). Eu não tenho o direito de mudar a Palavra de Cristo.


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O que Deus diz sobre o divórcio


 


 


 


As estatísticas de divórcio são assustadoras. Elas refletem falta de respeito, na sociedade moderna, pela vontade de Deus. A prevalência do divórcio entre as pessoas chamadas por Deus é ainda mais alarmante. Lembramo-nos tristemente que muitos que dizem servir a Deus não odeiam o que ele ardentemente detesta (Malaquias 2:16; Apocalipse 2:6).

Apesar dos esforços humanos para esquivar da vontade de Deus, podemos entender e seguir seu ensinamento sobre casamento, divórcio e novo casamento. Considere estes fatos fundamentais:

Deus fez o casamento para durar uma vida inteira. A vontade básica de Deus a respeito do casamento permanece inalterada desde o Éden. Jesus baseou seu ensinamento no princípio revelado em Gênesis 2:24 (Marcos 10:6-9). Paulo usou o mesmo princípio, claramente entendido em Romanos 7:2-3. Uma vez que o casamento dura somente até a morte (Mateus 22:30), as pessoas que enviúvam ficam livres para se casarem novamente (veja 1 Coríntios 7:39; 1 Timóteo 5:14).

O divórcio sempre envolve pecado. Em termos gerais, Deus proíbe o divórcio (1 Coríntios 7:10-11). Mesmo nos casos em que ele permite o divórcio e novo casamento (a ser examinado em breve), uma das pessoas pecou contra Deus e o companheiro. Onde o adultério não está envolvido, a decisão de divorciar é um ato de rebelião contra o Senhor. Aos olhos de Deus, não há tal coisa como divórcio "sem culpa." 

Alguns torcem o comentário de Paulo em 1 Coríntios 7:11: (" Se, porém, ela vier a separar-se, que não se case, ou que se reconcilie com seu marido") para dizer que ele está sancionando o divórcio. Eles sugerem que, se o divorciado não se casar, a separação é permitida. Podemos ver claramente a falácia de tal argumento comparando a estrutura desta passagem com 1 João 2:1-2. Considere o paralelo óbvio:

1 Coríntios 7:10-11: "...não se separe...se, porém, ela vier a separar-se, que não se case... ou que se reconcilie com seu marido".

1 João 2:1-2: ".. não pequeis. Se ... alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai".

Pecado é errado em 1 João 2:1-2 e a separação é errada em 1 Coríntios 7:10-11. 

Entendemos claramante que Paulo não autoriza o divórcio, considerando seu ensinamento uns poucos versículos antes. Ele disse que separações curtas por consentimento mútuo para o propósito de oração podem ser permitidas (1 Coríntios 7:5-6). Ele não aprovou decisões unilaterais de separar e não autorizou separações permanentes.

Jesus condena divórcio e novo casamento. Lucas 16:18 apresenta a regra geral: "Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério." Jesus condenou o que tem se tornado comum em nossa sociedade: a prática de deixar um cônjuge para se unir a outro.

O adultério mencionado aqui é um pecado contínuo que envolve relações sexuais entre pessoas que não têm permissão dada por Deus para coabitar. O pecado não está meramente no ato de fazer um voto de casamento, mas na conseqüente posse de um cônjuge ilícito. Não era errado somente para Herodes tomar Herodias como sua esposa; era ilícito para ele tê-la (Marcos 6:18). Para retificar esta situação perante Deus, a separação teria sido necessária. Quando o pecado é adultério, os frutos do arrependimento requerem o fim da prática (Mateus 3:8; 1 Coríntios 6:9-11). Tão certamente como ladrões, bêbedos e homossexuais têm que cessar suas práticas ímpias, os adúlteros têm que deixar suas relações ilícitas. 

As mesmas regras se aplicam geralmente. Muitas pessoas tentam alterar o significado do ensinamento bíblico limitando sua aplicação em modos em que Deus não o restringiu. Consideremos dois exemplos de tais restrições artificiais:


 


Excluindo mulheres. Ocasionalmente, alguém tentará excluir mulheres do ensinamento de Cristo, devido ao uso de pronomes masculinos (Lucas 16:18; Mateus 5:32; 19:9). Além do fato que expressões masculinas freqüentemente incluem mulheres, Jesus esclareceu especificamente este ponto em Marcos 10:11-12, onde ele afirma o mesmo princípio visto das perspectivas masculinas e femininas.

Excluindo não cristãos. Outros excluem não cristãos do ensinamento de Cristo, sugerindo freqüentemente que 1 Coríntos 7:10-16 significa que Jesus não se dirigiu aos não cristãos. Além de ser uma interpretação insustentável, esta posição coloca os não cristãos numa situação difícil. Se Jesus não lhes falou, eles continuam sob a mesma lei básica dada a todos os homens em Gênesis 2, onde não há menção a qualquer motivo para divórcio e novo casamento. É claro que 1 Coríntios 7:12-16 aborda um assunto não especificamente mencionado no ensino pessoal de Jesus (como um cristão abandonado por um cônjuge não cristão deverá agir). A passagem não diz que os não cristãos não estão cobertos pela vontade de Deus, nem oferece qualquer permissão para novo casamento depois de uma separação.

Outros argumentam que a aliança de Cristo não abrange os descrentes. Diversos fatos bíblicos mostram as falhas deste tipo de argumento. Primeiro, há numerosas passagens que mostram que Deus tem sempre responsabilizado todos os homens por seus princípios básicos de moralidade, incluindo a conduta sexual. No Velho Testamento, Deus freqüentemente julgou os gentios por sua conduta ímpia, incluindo seus pecados sexuais (considere Levítico 18:24-30 em seu contexto, e compare com Romanos 1:18-32). Segundo, o ensinamento de Jesus foi dirigido aos pecadores, e não somente àqueles em comunhão com ele (Marcos 2:17). Pedro e Paulo entenderam que a mensagem do evangelho se aplica universalmente (Atos 10:34-35; 17:30). Terceiro, a afirmação de Paulo que alguns dos coríntios eram adúlteros antes de se converterem (1 Coríntios 6:9-11) mostra que eles eram sujeitos às leis de casamento de Deus mesmo quando ainda não estavam em comunhão com ele. Quarto, Paulo argumenta que o pecado e a morte vêem com a lei (Romanos 7:7-11) e diz mais que os gentios estavam mortos em transgressões e pecados (Efésios 2:1). Eles não estavam sujeitos à lei dada no Sinai, mas eram governados pela lei divina que incluía proibições de adultério. Hoje, todos os homens estão sujeitos ao domínio de Cristo, quer reconheçam este fato ou não (Efésios 1:20-21). 


 




Jesus oferece uma exceção. Dois textos em Mateus complementam as afirmações registradas em outros lugares. Mateus 5:32 diz: "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério." A regra básica é a mesma encontrada em Lucas 16:18 e Marcos 10:11-12. O divórcio geralmente resulta em outros pecados. Novo casamento é condenado. Se, contudo, o divórcio for por causa de imoralidade sexual, aquele que repudia a ofensora não faz com que ela se torne adúltera. Mateus 19:9 inclui um elemento adicional: "Eu, porém, vos digo: Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra, comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]." Novamente, divórcio leva a pecado adicional e o novo casamento é condenado. Como em todos os outros textos relevantes, à pessoa que é repudiada (independente do motivo) não é dada permissão para casar novamente. Mas se um homem se divorcia de sua esposa por causa de infidelidade sexual dela, ele não comete adultério se tornar a casar-se. Gramaticalmente, a exceção nega a conseqüência normal. A mesma palavra grega é usada em João 19:11, onde Jesus disse a Pilatos: "Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada". Uma vez que lhe tinha sido dada de cima, Pilatos teve autoridade para sentenciar Jesus à morte. Semelhantemente, a conseqüência em Mateus 19:9 é alterada em casos de traição: quem quer que se divorcie de sua esposa por causa da imoralidade sexual dela e se casa com outra não comete adultério.

Uma palavra de precaução: em nossas discussões de direito a divórcio e novo casamento, precisamos ser cuidadosos para não esquecermos o ensinamento do mesmo Senhor sobre os assuntos do amor e do perdão. Mesmo quando ele permite o divórcio, essa nem sempre é a melhor opção.

Jesus definiu a ordem dos eventos. Quando ensinamos sobre salvação, ressaltamos corretamente a seqüência dos eventos e os motivos de certos atos. Por exemplo, entendemos que a crença e o arrependimento precedem o batismo, e que o batismo é para o propósito de receber a remissão dos pecados (Marcos 16:16; Atos 2:38). Uma pessoa que não segue esta seqüência, ou que é batizada por algum outro propósito, não faz o que Deus exige. Semelhantemente, Jesus falou da imoralidade sexual como razão para divórcio. Um homem que abandona sua esposa por outros motivos, e espera até que ela subseqüentemente tenha relações com outro homem para justificar sua ação, não está respeitando a seqüência e a razão definidas pelo Senhor. Se não podemos aceitar que o arrependimento e o batismo venham depois da salvação, não podemos aceitar adultério depois do divórcio para justificar novo casamento.

A justiça humana não é o padrão. O casamento foi destinado por Deus e tem sido sempre governado por ele. Nossas opiniões pessoais são irrelevantes para discussões sobre o que é certo e o que é errado. Eu posso não gostar do fato que uma pessoa inocente possa ser repudiada sem nenhuma razão e não possa casar novamente, mas isso somente sugere meu entendimento inadequado da vontade de Deus (Isaías 55:8-9). Ele sempre tem razão e sempre busca nossos melhores interesses. Governos podem fazer leis justificando divórcios pecaminosos e permitindo casamentos pecaminosos, mas isso só prova que os governos humanos são capazes de desrespeitar a vontade de Deus. Aqueles que se defendem na base de lei humana precisam inevitavelmente aceitar uniões homossexuais e outras abominações, porque legisladores de "mente aberta" chamam o mal de bem, e o bem de mal (Isaías 5:20). Não esqueçamos que nós que somos santificados pela verdade estaremos sempre em descompasso com os padrões da sociedade descrente que nos rodeia (João 17:14-19; Romanos 12:1-2).

Conclusão

Podemos considerar as leis de Deus sobre o casamento rígidas e inflexíveis. Para muitas pessoas, elas apresentam um teste de submissão mais difícil do que a ordem de Jesus a um jovem rico para vender tudo o que ele tinha e dar aos pobres. Seja qual for o sofrimento que sua vontade possa exigir, podemos suportá-lo por nossa confiança na eterna bem-aventurança. (Hebreus 12:1-2). Jamais tiremos nossos olhos da meta.




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Divórcio e Novo Casamento, conforme a Bíblia Sagrada.




 



Esse entendimento você lê na primeira carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 6, versículos 12 a 20.
Destaco os versículos 15 e 16:
" Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não por certo.
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. "

Mais uma vez digo, não é texto fora de contexto, isso é a interpretação de coisas espirituais pela Palavra de Deus inspirada.

O texto de 1 Coríntios 7:39, apesar de omitir a circunstância de ocorrência da prostituição, não quer dizer que desautoriza, simplesmente não abrangeu expressamente. Senão, Jesus seria mentiroso.

Entretanto, a expressão prostituição está embutida no texto! ONDE?
Repetindo 1 Coríntios 7:39, diz:
" A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive;
mas, se falecer o marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. "
Sim,
A LEI.

Quer ver um outro texto que mesmo não citando a prostituição, autoriza a separação?
Vejamos 1 Coríntios 7:15 que diz:
" Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão: mas Deus chamou para a paz. "

Mas, você identificou onde está incluída a prostituição no versículo acima? Sim,
O DESCRENTE.

Mas, também, e, necessário, que o cônjuge descrente seja santificado pelo cônjuge crente. (1 Coríntios 7:12 - 16)

Certamente, não há como torcer os textos e a real interpretação das coisas espirituais.

Trazendo isso para o relacionamento marido - mulher, é o mesmo entendimento.

Divórcio e novo casamento são permitidos, conforme a Palavra de Deus.
MAS,
SOMENTE, quando ocorre a prostituição.

Prostituição, do corpo carnal, e do corpo espiritual.

Para finalizar, atente para essa Palavra.


Quando alguém prostitui espiritualmente ou fisicamente e não volta, morre.

Sendo morto espiritual, prostituído, dá autorização, pela Palavra de Deus, ao divórcio e o novo casamento.



 


 


 



Destaque 1: Adultério é morte espiritual, é quebra da unidade do corpo, que foi feita pelo casamento. 


Segundo os estudos sobre o divórcio, quase a totalidade entende que
somente a morte separa o casal.

Outros entendimentos, quando permitem, somente será em caso de fornicação, não de adultério, conforme o Velho Testamento.

A passagem da Bíblia para essa sustentação está no livro de Deuteronômio, capítulo 24, versículo 1, que diz:
" Quando um homem tomar uma mulher, e se casar com ela, então será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar cousa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa. "

No versículo 2 e 3, seguintes:
" Se, pois, saindo da sua casa, for, e se casar com outro homem, E este último homem a aborrecer, e lhe fizer escrito de repúdio, e lho der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer. "

O versículo primeiro é interpretado, conforme grifo meu,
"...por nela achar coisa feia...", no que diz respeito a não achar a mulher virgem, por ter praticado fornicação antes do casamento.

Entretanto, essa interpretação está errada, pois ainda no mesmo capítulo, logo em seguida, nos versículos 2 e 3, essa mesma mulher casa novamente, e, o novo marido, dá novamente escrito de repúdio.
Se o escrito de repúdio é permitido somente
"...por nela achar coisa feia...", no que diz respeito a não achar a mulher virgem, não procede, pois a mulher teve casamento anterior.

Por isso, essa passagem das Escrituras, vai de encontro ao texto do Evangelho de Mateus, capítulo 19, quando Jesus foi tentado pelos fariseus.
Os fariseus questionaram da concessão de repúdio
por qualquer motivo. Se os fariseus questionaram para tentar confundir a verdade de Cristo, conforme está escrito na lei de Moisés, sabiam que não se dá escrito de repúdio por qualquer motivo.
Mas, Jesus diz que esse escrito de repúdio foi autorizado pela lei Moisés por causa da dureza do coração, ou seja, por motivos fúteis, sem amor, misericórdia ou perdão.

ENTRETANTO, subentendido está que existe um motivo muito sério e ESTE MOTIVO EXISTIA.

A fornicação entre casados não existe. Entre casados existe a infidelidade conjugal, O ADULTÉRIO.

POR ISSO, a Lei do Velho Testamento diz que se o homem adulterar com a mulher de outro havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera. (Levítico 20:10)

Isso, para nós hoje, significa que os adúlteros morreram espiritualmente, ou seja,
o vínculo da unidade foi quebrado e a morte espiritual ocorreu, o que no passado era a morte física.

O homem natural não pode ou não consegue compreender o significado de
morte espiritual.

Observem: O Velho Testamento, é tomado por base no sentido de que apenas a fornicação provoca concessão ao divórcio.
Se a fornicação, autorizava o divórcio, então,
muito mais o adultério que autorizava matar os adúlteros.

Mortos os adúlteros, homem ou mulher, e a outra parte? Resposta? Sim, está livre.

O adultério é uma forma de
prostituição, realizada por pessoas casadas.
A fornicação é uma forma de
prostituição, realizada por pessoas não casadas.
Mas, ficou esclarecido acima a interpretação descabida sobre a fornicação em Deuteronômio 20:1.

Quando interpretamos a Bíblia conforme a revelação e as Sombras das Coisas Futuras, nos defrontamos com as expressões que identificam erros, que conflitam com o que realmente Deus quer dizer.
Neste assunto em pauta, são consideradas em estudos as expressões *fornicação =
porneia, no grego e, *adultério = moicheia, no grego.

ENTRETANTO, em algumas versões da Bíblia, no caso a tradicional Revista e Corrigida e a Contemporânea, exemplo do texto em Mateus, 19:9, nem fornicação e nem adultério é usado e, SIM, PROSTITUIÇÃO, que corresponde, concordando a interpretação pelo Velho Testamento e Novo Testamento.

Outro texto é Mateus 5:32, onde uma versão emprega expressão prostituição e outra infidelidade, sendo um versículo decisivo para interpretação bíblica no assunto.
Por isso, AS CHAVES, estão no Velho Testamento, onde estão as revelações das coisas espirituais e respostas para qualquer questão.



O Divórcio Nada Cristão


O que Deus diz sobre o divórcio

As estatísticas de divórcio são assustadoras. Elas refletem falta de respeito, na sociedade moderna, pela vontade de Deus. A prevalência do divórcio entre as pessoas chamadas por Deus é ainda mais alarmante. Lembramo-nos tristemente que muitos que dizem servir a Deus não odeiam o que ele ardentemente detesta (Malaquias 2:16; Apocalipse 2:6).
Apesar dos esforços humanos para esquivar da vontade de Deus, podemos entender e seguir seu ensinamento sobre casamento, divórcio e novo casamento. Considere estes fatos fundamentais

Deus fez o casamento para durar uma vida inteira

A vontade básica de Deus a respeito do casamento permanece inalterada desde o Éden. Jesus baseou seu ensinamento no princípio revelado em Gênesis 2:24 (Marcos 10:6-9). Paulo usou o mesmo princípio, claramente entendido em Romanos 7:2-3. Uma vez que o casamento dura somente até a morte (Mateus 22:30), as pessoas que enviúvam ficam livres para se casarem novamente (veja 1 Coríntios 7:39; 1 Timóteo 5:14).

O divórcio sempre envolve pecado

Em termos gerais, Deus proíbe o divórcio (1 Coríntios 7:10-11). Mesmo nos casos em que ele permite o divórcio e novo casamento (a ser examinado em breve), uma das pessoas pecou contra Deus e o companheiro.
Onde o adultério não está envolvido, a decisão de divorciar é um ato de rebelião contra o Senhor.
Aos olhos de Deus, não há tal coisa como divórcio "sem culpa."


Alguns torcem o comentário de Paulo em 1 Coríntios 7:11: (" Se, porém, ela vier a separar-se, que não se case, ou que se reconcilie com seu marido") para dizer que ele está sancionando o divórcio. Eles sugerem que, se o divorciado não se casar, a separação é permitida. Podemos ver claramente a falácia de tal argumento comparando a estrutura desta passagem com 1 João 2:1-2. Considere o paralelo óbvio:

1 Coríntios 7:10-11: "...não se separe...se, porém, ela vier a separar-se, que não se case... ou que se reconcilie com seu marido".

1 João 2:1-2: ".. não pequeis. Se ... alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai".

Pecado é errado em 1 João 2:1-2 e a separação é errada em 1 Coríntios 7:10-11.


Jesus condena divórcio e novo casamento

Lucas 16:18 apresenta a regra geral: "Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério." Jesus condenou o que tem se tornado comum em nossa sociedade: a prática de deixar um cônjuge para se unir a outro.

O adultério mencionado aqui é um pecado contínuo que envolve relações sexuais entre pessoas que não têm permissão dada por Deus para coabitar. O pecado não está meramente no ato de fazer um voto de casamento, mas na conseqüente posse de um cônjuge ilícito. Não era errado somente para Herodes tomar Herodias como sua esposa; era ilícito para ele tê-la (Marcos 6:18). Para retificar esta situação perante Deus, a separação teria sido necessária.
Quando o pecado é adultério, os frutos do arrependimento requerem o fim da prática (Mateus 3:8; 1 Coríntios 6:9-11).

Tão certamente como ladrões, bêbedos e homossexuais têm que cessar suas práticas ímpias, os adúlteros têm que deixar suas relações ilícitas.

As mesmas regras se aplicam geralmente

Muitas pessoas tentam alterar o significado do ensinamento bíblico limitando sua aplicação em modos em que Deus não o restringiu. Consideremos dois exemplos de tais restrições artificiais:

Excluindo mulheres. Ocasionalmente, alguém tentará excluir mulheres do ensinamento de Cristo, devido ao uso de pronomes masculinos (Lucas 16:18; Mateus 5:32; 19:9). Além do fato que expressões masculinas freqüentemente incluem mulheres, Jesus esclareceu especificamente este ponto em Marcos 10:11-12,
onde ele afirma o mesmo princípio visto das perspectivas masculinas e femininas.

Excluindo não cristãos. Outros excluem não cristãos do ensinamento de Cristo, sugerindo freqüentemente que 1 Coríntos 7:10-16 significa que Jesus não se dirigiu aos não cristãos. Além de ser uma interpretação insustentável, esta posição coloca os não cristãos numa situação difícil. Se Jesus não lhes falou, eles continuam sob a mesma lei básica dada a todos os homens em Gênesis 2, onde não há menção a qualquer motivo para divórcio e novo casamento. É claro que 1 Coríntios 7:12-16 aborda um assunto não especificamente mencionado no ensino pessoal de Jesus (como um cristão abandonado por um cônjuge não cristão deverá agir). A passagem não diz que os não cristãos não estão cobertos pela vontade de Deus, nem oferece qualquer permissão para novo casamento depois de uma separação.
Outros argumentam que a aliança de Cristo não abrange os descrentes. Diversos fatos bíblicos mostram as falhas deste tipo de argumento. Primeiro, há numerosas passagens que mostram que Deus tem sempre responsabilizado todos os homens por seus princípios básicos de moralidade, incluindo a conduta sexual. No Velho Testamento, Deus freqüentemente julgou os gentios por sua conduta ímpia, incluindo seus pecados sexuais (considere Levítico 18:24-30 em seu contexto, e compare com Romanos 1:18-32). Segundo, o ensinamento de Jesus foi dirigido aos pecadores, e não somente àqueles em comunhão com ele (Marcos 2:17). Pedro e Paulo entenderam que a mensagem do evangelho se aplica universalmente (Atos 10:34-35; 17:30). Terceiro, a afirmação de Paulo que alguns dos coríntios eram adúlteros antes de se converterem (1 Coríntios 6:9-11) mostra que eles eram sujeitos às leis de casamento de Deus mesmo quando ainda não estavam em comunhão com ele. Quarto, Paulo argumenta que o pecado e a morte vêem com a lei (Romanos 7:7-11) e diz mais que os gentios estavam mortos em transgressões e pecados (Efésios 2:1). Eles não estavam sujeitos à lei dada no Sinai, mas eram governados pela lei divina que incluía proibições de adultério. Hoje, todos os homens estão sujeitos ao domínio de Cristo, quer reconheçam este fato ou não (Efésios 1:20-21).

Jesus oferece uma exceção

Dois textos em Mateus complementam as afirmações registradas em outros lugares. Mateus 5:32 diz: "Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério." A regra básica é a mesma encontrada em Lucas 16:18 e Marcos 10:11-12. O divórcio geralmente resulta em outros pecados. Novo casamento é condenado. Se, contudo, o divórcio for por causa de imoralidade sexual, aquele que repudia a ofensora não faz com que ela se torne adúltera. Mateus 19:9 inclui um elemento adicional: "Eu, porém, vos digo: Quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra, comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]." Novamente, divórcio leva a pecado adicional e o novo casamento é condenado. Como em todos os outros textos relevantes, à pessoa que é repudiada (independente do motivo) não é dada permissão para casar novamente. Mas se um homem se divorcia de sua esposa por causa de infidelidade sexual dela, ele não comete adultério se tornar a casar-se. Gramaticalmente, a exceção nega a conseqüência normal. A mesma palavra grega é usada em João 19:11, onde Jesus disse a Pilatos: "Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada". Uma vez que lhe tinha sido dada de cima, Pilatos teve autoridade para sentenciar Jesus à morte. Semelhantemente, a conseqüência em Mateus 19:9 é alterada em casos de traição: quem quer que se divorcie de sua esposa por causa da imoralidade sexual dela e se casa com outra não comete adultério.
Uma palavra de precaução: em nossas discussões de direito a divórcio e novo casamento, precisamos ser cuidadosos para não esquecermos o ensinamento do mesmo Senhor sobre os assuntos do amor e do perdão. Mesmo quando ele permite o divórcio, essa nem sempre é a melhor opção.

Jesus definiu a ordem dos eventos

Quando ensinamos sobre salvação, ressaltamos corretamente a seqüência dos eventos e os motivos de certos atos. Por exemplo, entendemos que a crença e o arrependimento precedem o batismo, e que o batismo é para o propósito de receber a remissão dos pecados (Marcos 16:16; Atos 2:38). Uma pessoa que não segue esta seqüência, ou que é batizada por algum outro propósito, não faz o que Deus exige. Semelhantemente, Jesus falou da imoralidade sexual como razão para divórcio. Um homem que abandona sua esposa por outros motivos, e espera até que ela subseqüentemente tenha relações com outro homem para justificar sua ação, não está respeitando a seqüência e a razão definidas pelo Senhor. Se não podemos aceitar que o arrependimento e o batismo venham depois da salvação, não podemos aceitar adultério depois do divórcio para justificar novo casamento.
A justiça humana não é o padrão. O casamento foi destinado por Deus e tem sido sempre governado por ele. Nossas opiniões pessoais são irrelevantes para discussões sobre o que é certo e o que é errado. Eu posso não gostar do fato que uma pessoa inocente possa ser repudiada sem nenhuma razão e não possa casar novamente, mas isso somente sugere meu entendimento inadequado da vontade de Deus (Isaías 55:8-9). Ele sempre tem razão e sempre busca nossos melhores interesses. Governos podem fazer leis justificando divórcios pecaminosos e permitindo casamentos pecaminosos, mas isso só prova que os governos humanos são capazes de desrespeitar a vontade de Deus. Aqueles que se defendem na base de lei humana precisam inevitavelmente aceitar uniões homossexuais e outras abominações, porque legisladores de "mente aberta" chamam o mal de bem, e o bem de mal (Isaías 5:20). Não esqueçamos que nós que somos santificados pela verdade estaremos sempre em descompasso com os padrões da sociedade descrente que nos rodeia (João 17:14-19; Romanos 12:1-2).

Conclusão

Podemos considerar as leis de Deus sobre o casamento rígidas e inflexíveis. Para muitas pessoas, elas apresentam um teste de submissão mais difícil do que a ordem de Jesus a um jovem rico para vender tudo o que ele tinha e dar aos pobres. Seja qual for o sofrimento que sua vontade possa exigir, podemos suportá-lo por nossa confiança na eterna bem-aventurança. (Hebreus 12:1-2). Jamais tiremos nossos olhos da meta.


 

1)    "Agora, permanecem a fé, a esperança e o amor.
Porém o maior desses é o amor." (I Corintios 13:13)
2)    “E os dois tornar-se-ão apenas um…”
3)    “… O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta…” (I Coríntios 13:7)
4)    "Eu lhes darei um só coração e um só caminho, para que me temam para sempre, para o seu bem e de seus filhos" (Jeremias 32:39)
5)    “As muitas águas não poderiam apagar esse amor,nem os rios, afogá-lo…”(Cantares 8:7)
6)    “Aonde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares á noite,ali pousarei  eu.o teu povo será o meu povo ,o teu Deus o meu Deus….”(Rute 1:16)
7)    “Dê-me a tua mão e não me importarei com a distância a ser percorrida,seguiremos juntos até onde existir vida”
8 )    “Completai a minha alegria de modo que ,penseis a mesma coisa ,tenhais o mesmo amor ,sejais unidos  de alma,tendo o mesmo sentimento…” (Filipenses 2:2)
9)    “ O homem não nasceu para viver só.Obrigado Senhor por nos conceder essa graça”
10)   “O amor não consiste em duas pessoas olharem uma para a outra, mas sim, olharem na mesma direção”
11)   “Deus permanece em nós, e o seu amor em nós é aperfeiçoado”.
12)  “Por isso deixará o homem, pai e mãe, e se juntará a sua mulher, se tornando os dois uma só carne”.
13)    “Vocês nos verão: solteiros pela ultima vez, casados pela primeira vez, e felizes para sempre”.
14)   “é bom quando nossa vontade se aproxima da vontade de Deus, melhor quando à vontade de Deus se une com a nossa”.
15)    “Foi assim que fez isto,e é maravilhoso aos nossos olhos…”. (Salmos 118:23)
16)  “Assim não são mais dois ,mas uma só carne .Portanto o que Deus uniu ,não separe o homem…”.(Marcos 10:9)
17)    “Melhor é serem dói do que um,porque tem melhor paga do seu trabalho .Porque se caírem ,um levanta o companheiro.Ai porém ,do que estiver só,pois, caindo,não haverá quem o levante…”. (Eclesiastes 4:9-10)
18)   “Eu sei que tudo que Deus faz durará eternamente”. (Eclesiastes 3:14)
19)   “E ainda que tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda ciência, e ainda que tivesse toda fé, de tal maneira que transportasse montes, e não tivesse amor, nada seria…”. (I Coríntios 13:2)
20)    “Depois de andarmos por  diversos e diferentes caminhos,nos encontramos. Envolvidos por um verdadeiro amor,decidimos viver um para o outro e ambos para Deus.”
21)     “Senhor, quando levantares a mão para nos unir, abençoa-nos para que somente Tu possas nos separar”.
22)     “Para que todos vejam ,e saibam, e considerem ,e juntamente entendam ,que a mão do Senhor fez isso…”.
23)    “Essa é a maior responsabilidade de nossa vida, é a prova evidente que duas mãos não se encontram por acaso”.
24)   “O maior gesto de amor não está nas mãos que se enlaçam, nem nos lábios que se tocam, está nos joelhos que se dobram para uma oração lada a lado”.
25)   “O nossa amor é como árvore plantada junto a corrente das águas,que no devido tempo dará os seus melhores frutos, e cuja as folhagem nunca murcharão”.
26)   “Nem olhos viram ,nem ouvidos ouviram ,nem jamais chegou ao entendimento humano ,o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. ( I Coríntios 2:7-9)   
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente
para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8:28)