Sempre que encontro um texto escrito por cristãos que atendam às perguntas que recebo, corro para salvar e guardar para uma outra oportunidade. Entendo que em muitos assuntos, homens e mulheres de Deus mais experientes têm feito um ótimo trabalho e texto abaixo é um desses exemplos. Ele foi retirado do site Assembleiano. Ele vem respondendo a muitas perguntas sobre o ficar. A maioria das pessoas têm a sensação de que ficar não é algo correto para o cristão, mas nem todas sabem bem o porquê. Hoje em dia, "ficar com alguém" é normal e aceito pelos jovens e pela sociedade. Em nossas igrejas, a cada dia aumenta a proporção de jovens e adolescentes que ficaram entre si, muitas vezes sob os olhos complacentes da liderança que prefere não interferir por entender que isso é uma fase e faz parte da vida, inclusive faço uma resalva, meu lider espiritual ou seja meu pastor permitiu que sua filha ficasse com dois adolescentes, que exemplo poderia eu dar a outra ovelha dentro do mesmo aprisco sendo que o lider maior consente com o pecado. Talvez por isso, mais de 60% dos jovens cristãos tenham relações sexuais antes do casamento.
Espero que este texto possa ajudá-lo a entender porque não é conveniente ao cristão "ficar" com alguém. Não deixe de conferir no final da página, outro texto sobre o mesmo assunto.
Que Deus abençoe você em suas decisões.
Em Cristo, Antonio Carlos
Como resistir ao ficar?
Vivemos em uma época em que a tecnologia se avança a cada dia e devido a esta evolução constante cria-se na sociedade o conceito de que tudo é descartável, inclusive o relacionamento entre as pessoas... `E daí que surge o "FICAR".
O "FICAR" é um relacionamento sem compromisso e que pressupõe intimidades físicas e sem compromisso mais sério.
Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como "administrar seus relacionamentos ".
Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos, tal verdade é percebida nas 123 páginas da BíBLIA que são destinadas a conselhos aos jovens.
Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo "FICAR", como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas "o que faz a vontade de Deus permanece para sempre". Confira...
SAIBA QUEM VOCê é.
Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. ( II Ca 10:5 ), pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo ( EF 6:12 ). Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar ( EF 2:3 , I JO . 5:11-12 ).
PROCURE ENTENDER
A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA.
Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao "FICAR" é saber a vontade de Deus para sua vida. ( EF 5:17,I JO 2:17 ). De uma lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra. Exemplos: sobre o relacionamento físico entre duas pessoas ( I TES 4:1-7 ). Sobre o relacionamento com descrentes ( II COR 6:14-18 ).
Há muitos mandamentos na BíBLIA que não deixam nenhuma dúvida sobre a vontade de Deus para a maioria das áreas de sua vida. Eis a importância de colocar como prioridade a leitura, estudo, a meditação e a obediência à palavra de Deus; também é indispensável que a partir do momento você entenda algo que Deus já lhe revelou em sua Palavra, não buscar outra orientação sobre o assunto.
Já a vontade específica de Deus, apesar de não estar revelada explicitamente na BíBLIA, ele procura nos mostrá-la, guiando-nos através de princípios BíBLICOS, da oração, da paz em nossos corações, através das circunstâncias e por meio de conselhos sábios. Idôneos e ungidos.
Você precisa saber ainda que a vontade específica de Deus não é um pacote que ele lhe entrega, quando você o aceita, mas algo que ele vai te revelando passo a passo.
Com certeza Deus só vai mostrar sua vontade específica se você obedece sua vontade geral e desde que você esteja pronto a aceitar esta vontade, mesmo sem saber qual é, tendo a certeza que será o melhor para você ( RM 8:32 ).
SAIBA SELECIONAR SUAS AMIZADES.
Lembre-se: Deus está mais interessado em quem você é, do que naquilo que você faz, pois não é o que você pratica que determina quem és, mas quem você é que determina o que você faz.
Um terceiro aspecto que quero abordar para você resistir ao "FICAR" é quanto a escolha de suas amizades ( PV 22:11).
Se você não se sente maduro o suficiente para namorar corretamente dentro dos padrões aceitos por Deus, não se precipite, vá como calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você.
Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar o companheiro(a) de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado (a) para isso. Enquanto isso....faça amizades, saudáveis amizades, pois os amigos são uma das mais fortes influências em sua vida, que podem te levar para o bem ou para o mal.
Para encontrar amigos de verdade você precisa se ver como filho de Deus, enxergando o outro como também criado à imagem dele, senão terás apenas conhecidos e não companheiros p/ o que der e vier.
Lembre-se: Deus lhe dá liberdade, porém, ela anda junto com a responsabilidade, você é responsável para saber escolher suas amizades a dedo.
Seja um amigo de verdade, comunicando bem e sendo compatível, crendo nas mesmas coisas ( I CO 15:33 ). Promova o desenvolvimento de seu amigo. Não procure seus próprios interesses ( JO 15:12-13, MA 10:45 ), mas ajude o teu próximo a revelar-se na presença de Deus. Coopere para o seu crescimento espiritual.
Aceite e confie no outro ( RM 15:7 , PV 16:2 ) saiba ouvir com sabedoria, entenda que mudar caráter e personalidades é missão do Espirito Santo, seja um amigo que edifique os outros.
Fale sempre a verdade e saiba perdoar, pois na trilha da amizade mais cedo ou mais tarde acabamos magoando alguém, ou sendo ofendido ( EF 4:156 , RM 8:1 , EF 4:32 ). Não despreze o melhor amigo que você pode Ter, Jesus, que sempre se dispõe a lhe ensinar a ser um verdadeiro amigo ( I JO 3:16 ).
Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao "FICAR". E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que 1º é seu amigo.
Portanto, esteja consciente se sempre ser " A PESSOA CERTA " e Deus também lhe fará encontrar " A PESSOA CERTA" para aprofundar seus relacionamento ( SL 37:3-7 ).
Quando beijo minha namorada fico excitado. A excitação é pecado, mesmo eu não pensando em fazer sexo com ela antes do casamento?
Eu não acredito que sentir desejo por sua namorada seja um pecado propriamente falando, digo isto porque não existe casal que não se sintam uma determinada atração um pelo outro, ou desejo sexual em outras palavras assim dizendo.
Porém uma coisa é você ser tentado a fazer e outra coisa é você ser tentado pela carne e ceder a ela, desejo todos nós temos porque Deus já nos criou com esse instinto, porém devemos fugir da carne e assim não deixar que o nosso desejo carnal nos vença. A Bíblia diz: "Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor" (2Timóteo 2.22).
É como diz uma frase bem popular, é impossível você impedir que um passarinho voe sobre a sua cabeça, mas você pode impedir que ele pouse sobre a sobre ela. É impossível que você não venha sentir desejo por sua namorada, mas é possível vocês ao invés de ficar provocando um ao outro sentem e leiam um pouco da palavra, e orem juntos.
A momentos que o casal devem mudar um pouco a forma de namorar, porque muitos entendem namorar somente como beijar até perder o fôlego, depois de já estarem cansados de tanto satisfazerem sua carne cada um vai para sua casa até o próximo dia para que novamente voltem a satisfazer o desejo de satanás. Mas na verdade namoro não deve ser feito apenas de beijos abraços, o namoro é feito para que conheçam um ao outro, é necessário dialogo carinho e oração,caso o casal não mude sua rotina simplesmente o namoro vai se tornar a mais pura obra da carne.Veja o que a bíblia nos ensina a respeito:
"Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação" (1Tessalonicenses 4.1-7).
Mas infelizmente muitos não tem observado este versiculo acima e começam a se abrasar sem pensar que depois de terem relações sexuais eles terão que enfrentar a família, o pastor e o pior terá que enfrentar a igreja, será que isto compensa? Eu acostumo dizer que será meia hora de prazer e anos de arrependimento e dor, pois ficaram marcas que jamais serão apagadas.
Muitos casais mantém relações sexuais porque pensam que depois que casar o ato que cometeram será apagado e tudo voltará ao normal, porém Deus conhece as intenções do coração e isto somente trará tristes provações e tristes acontecimentos para o seu dia de amanhã, porque o que você plantar é o que você vai semear.
Portanto plante coisas que agradam ao senhor para que você e seu conjugue venha ter uma família prospera e abençoada por Deus no seu futuro, portanto quando lhes vier desejos carnais simplesmente fuja deles, você não poderá impedir que estes desejos venham, mas poderá impedir que seja dominado por sua carne, portanto vença seus desejos e faça de seu namoro algo agradável aos olhos do senhor.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Você acha que ficar é pecado?
Não, não vejo como certo este tipo de atitude.
Gostaria em poucas palavras de analizar essa situação. O apostolo Paulo sempre enfatiza que nós temos que buscar ser o padrão dos fieis. Digo que esta atitude não pode repercutir como algo louvável mas pelo contrário, esta atitude leva ao descrédito por parte de quem nos assiste e também escandaliza à muitos irmãos.
Em certa passagem Paulo diz para que façamos nada que venha prejudicar nossos irmãos em cristo. é uma questão de amor e respeito. Eu não faço isso para não escandalizar a ninguém.
Imaginem se Paulo levasse a vida ficando com uma mulher aqui e outra alí, será que seria o Paulo que conhecemos? Será que suas pregações e forma de vida lhe traria respeito como vemos hoje ou cairia em descrédito em suas pregações?
Um Cristão sério e que se preocupa com a obra de Deus jamais concordaria com este tipo de vida leviana e sem compromisso com o caráter cristão.
2º Timóteo, 2:22
"Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor."
Filipenses, 4:8
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Ficar é pecado, sim. Pecado de fornicação e leva pro inferno. O crente em Jesus tem que orar para encontrar alguém com o objetivo de casar.
É pecado ... pois é uma forma de fornicação, vc esta com uma pessoa sem a intenção de se casar, fugindo totalmente dos padroes biblicos.
-----------------------------------------------------------------------
FICAR É PECADO? Ei Jovem, deixa eu falar de um assunto comum entre a juventude hoje. Assim como todos, você foi criado para viver em comunhão: primeiro, com o seu Criador, que é Deus e, depois com os seus semelhantes. Na verdade, esse é o plano divino para você. Deus falou: "Não é bom que o homem esteja só..."(Gn. 2: 18). Para vencer a solidão, precisamos de amizade, simpatia, empatia, cooperação, relacionamento, casamento. Uauu, Bom não! Pois bem, sentimos necessidade de amigos de verdade, de alguém que chegue quando todos saem, alguém que permaneça ao nosso lado quando mais ninguém está. Mas, por outro lado, a solidão não pode levar ninguém a aceitar "qualquer" tipo de relacionamento. É uma pena, mas nossos jovens estão sendo bombardeados com um novo conceito de relacionamento, que surge principalmente nas escolas e nas ruas, onde existe uma maior concentração de turmas e grupinhos. Devido a velocidade da informação e as constantes mudanças de comportamentos, se faz pensar com que tudo é descartável nesse mundo, nada se guarda, nada se conserva, tudo é enlatado, instantâneo, passageiro, inclusive o relacionamento entre as pessoas... É daí que surge o "FICAR". Afinal o que é isso ? "FICAR" é um relacionamento sem compromisso, rápido, às vezes uma noite, um dia, não dura muito. Ele pressupõe intimidades físicas e nele não há comprometimento sério e duradouro entre os dois envolvidos. Tem aperto de mão, abraços, carícias, beijos, às vezes "chupão" (você entende né jovem), mordida até chegar muitas vezes no pior, no sexo fora do casamento. Infelizmente, nossos jovens sofrem a influência da mídia que apregoa a sensualidade e a liberação dos impulsos, sem censuras como forma de atração prazerosa, autêntica e mais satisfatória. Tal comportamento leva à promiscuidade sexual, com suas tristes conseqüências. É a filosofia do "hedonismo" na mente dos jovens, onde tudo leva crer "que o prazer é o melhor de tudo". "FICAR" não é o projeto de Deus para você. Deus tem algo muito melhor, o COMPROMISSO. O "Compromisso é o jeito bíblico de Amar" alguém. O "FICAR" traz desvantagens, entre elas, podemos mencionar o fato de que a menina principalmente ela vai ficar mal vista, mal falada, vão chamá-la de "fácil" e outras coisas, como estar sujeita a uma gravidez indesejada. Ainda por cima perde o testemunho e se torna objeto de comentário negativo na boca dos outros. Você moça, seja inteligente! Não dê mole não. Seja Crente! Você não é um objeto descartável, usado agora, prá depois ser jogado fora. Queira compromisso! Deus está constantemente interessado em abençoar relacionamentos, tal verdade é percebida nas inúmeras vezes em que aparece na BÍBLIA o Senhor aconselhando os jovens. "FICAR" não é interessante, porque é um relacionamento superficial, perigoso, sem compromisso e responsabilidade. Não queira se igualar àqueles que não tem compromisso com Deus e sua Palavra ( Rm. 12. 2). O jovem que deseja edificar sua vida, seu futuro em bases sólidas, jamais aceita um relacionamento só por prazer e egóismo. Quando a Bíblia diz “ninguém defraude a seu irmão” a palavra defraudar tem o sentido de tirar proveito de” ( 1 Ts. 4.6 ). E não é isso que acontece quando se "FICA" ? Ninguém gosta de ser usado como objeto e depois descartado. Portanto, sai fora desse modismo e entre na vontade perfeita de Deus! O jovem que age de modo leviano está fazendo um grande mal ao que foi iludido e a si mesmo, pois estará formando dentro de si um caráter fraco e sem nobreza.( Pv. 5.1 a 12 ). Valorize a você mesmo, não aceite um compromisso que Deus não aprova para você.( Hb 12:8-11, Pv. 26:18,19). Se hoje é tão difícil para você jovem não resistir ao "FICAR", como vencer esse mau? Vou lhe dar uma dica: cultive a amizade em primeiro lugar. Amizade bíblica implica em compromisso. O livro de Provérbios esclarece a natureza da verdadeira amizade: ela exige constância (Pv. 17:17, 18:24), lealdade (17:10), e compromisso (17:17). Não é influenciada pelo "exterior" como bens materiais e aparências (19:4,6,7; 14:20,21). Sempre pensa no bem-estar do outro, não na sua própria gratificação, e não mede esforço para provocar melhoras no caráter do outro (27:17; cf. 27:5,6). A amizade verdadeira segue o padrão de amor em 1 Co. 13:4-8. O compromisso de se dar é muito raro e praticamente inexistente no "ficar". Biblicamente, o envolvimento físico legítimo entre duas pessoas sempre exige compromisso sério entre elas, especificamente, no casamento. A união física de duas pessoas reflete uma aliança (compromisso) entre elas (Pv. 2:17, Ml. 2:14, Gn. 2:24). Deus criou as expressões físicas de amor e intimidade para ser experimentadas apenas no casamento (Hb. 13:4). Não se precipite, vá como calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você. Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar alguém de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado(a) para isso. Enquanto isso....faça amizades, saudáveis! e NÃO FIQUE à toa !!! -----------------------------------------------------------------------------------------------------
| Tweet |
1) "Agora, permanecem a fé, a esperança e o amor.