Fonte de consultas: Manual de Redação da Folha de S.Paulo Igreja Anglicana Surgiu no século 3, na Inglaterra, com o rompimento do rei Henrique VIII com o papa Clemente VII. O ano de 1534 marca a separação entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Anglicana. Doutrina A doutrina anglicana está no tripé: Escrituras Tradição Razão Hierarquia Arcebispo - historicamente o mais importante é o de Cantuária Bispo Reverendo Diácono - não celebra missa Países de maior abrangência Inglaterra, EUA, Austrália e áfrica do Sul
--------------------------------------------------------------------------------
Igreja Batista A Igreja Batista não tem origem direta do movimento da Reforma (protestantismo). Existem três correntes mais conhecidas sobre suas origens. A partir dos anabatistas, corrente política e religiosa do século 16, que rejeitavam o batismo de crianças e por isso pregavam o batismo por imersão nos fiés. Da teoria JJJ (Jerusalém-Jordão-João), isto é, descendentes batizados por João Batista. Dos movimentos separatistas ingleses no início do século 17. Doutrina Os batistas praticam o batismo a partir do momento que um congregado consegue reconhecer seus pecados. O batismo é feito por imersão em água. Profetiza que a salvação eterna não está necessariamente relacionada à prática de boas obras. Os cultos são realizados normalmente às quintas e domingos, sendo aos domingos a inclusão da "escola dominical", em que participam jovens e adultos. Hierarquia Conselho Pastor dirigente da igreja Ministro de educação religiosa Ministro de música sacra Ministro de missões Assessores de pastor Desdobramentos da igreja Batista Convenção Batista Brasileira - de atuação tradicional com ênfase na evangelização. Convenção Batista Nacional - de atuação mais livre. Reconhece os dons do Espírito Santo, como a fala em línguas estranhas, cura, profecia e sabedoria. Países de maior abrangência EUA e Brasil.
--------------------------------------------------------------------------------
Igreja Luterana Fundada por Martinho Lutero na Alemanha do século 16. Foi a primeira igreja que adveio do resultado da Reforma (movimento cristão surgido no século 16). Doutrina A doutrina foi estabelecida pelo próprio Lutero, com a aceitação apenas dos sacramentos do batismo e da Santa Ceia. A comunidade da igreja escolhe seus pastores e todos os batizados são considerados sacerdotes. A autoridade máxima é a Bíblia Sagrada. Em algumas igrejas as mulheres são autorizadas a exercer o sacerdócio. Cultos em geral aos domingos, em que são ministrados a prédica (sermão) com base nos textos bíblicos. Nessas reuniões são discutidos temas diversos e orientações para a vida cotidiana. Hierarquia Pator-presidente Pastores Sinodais - presidem vários sínodos (assembléias) Pastor Desdobramentos da igreja Lurterana Federação Luterana Mundial - prega que o texto bíblico é inspirado pelo Espírito Santo em seu conteúdo, mas deve ser analisado conforme contexto atual. No Brasil a representante é a IECLB - Igreja Evangélica da confissão Luterana do Brasil. Conselho Luterano Internacional - de linha mais conservadora tem sua liderança advinda do Sínodo de Missouri, EUA. Prega que o texto bíblico é inspiração verbal do Espírito Santo. No Brasil a representante é a IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Países de maior abrangência Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, EUA e Canadá.
--------------------------------------------------------------------------------
Igreja Calvinista Fundada por João Calvino, na França do século 16. Os calvinistas são representados no Brasil pelas Igrejas Presbiterianas. Principais igrejas presbiterianas no Brasil IPB - Igreja Presbiteriana do Brasil IPIB - Igreja Presbiteriana Independente IPRB - Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil IPP - Igreja Pentecostal Presbiteriana UIEC - União de igrejas Evangélicas Congregacionais Doutrina A doutrina segue os princípios do protestantismo, afirmando o dogma da predestinação, segundo o qual o homem está destinado a salvação ou condenação por escolha divina. Prega a disciplina e a salvação para seus membros. Hierarquia Conselho de presbíteros Pastor titular Presbíteros Diáconos Países de maior abrangência Escócia, França, Canadá, Holanda, EUA e Brasil
--------------------------------------------------------------------------------
Igreja Metodista Fundada por John Wesley, na Inglaterra do século 18. As reuniões obedeciam a métodos para exercícios espirituais, daí a origem do nome Metodista. Wesley arregimentava fiéis dentro na Igreja Anglicana. Doutrina A doutrina segue os princípios básicos do protestantismo. Aceita o batismo simbólico das crianças, a cura divina, defende ser a palavra de Deus suficiente para a salvação. Rejeita a predestinação e acredita na manisfestação do Espírito Santo. Hierarquia Concílcio geral - representantes de várias igrejas de um país discutem as diretrizes gerais da igreja e elegem os bispos. Colégio de bispos - o Brasil está dividido em oito regiões de atuação, onde cada região é dirigida pelo colégio composto por um bispo-presidente e mais sete bispos de região. é responsável pela doutrina e a formação espiritual da igreja. Coordenadoria de Ação Missionária - formada por três bispos, três pastores e seis leigos respondem pela parte administrativa. Regiões eclesiásticas - abrange um ou mais estados do Brasil. Cada região tem um bispo responsável. Cada região é dividida em três distritos que reúnem algumas igrejas. Cada distrito tem um superintentede. Desdobramentos da Igreja Metodista Igreja Metodista Unida - de maior abrangência nos Estados Unidos. Igreja Metodista do Brasil - guarda paralelo com a Igreja Metodista Unida, por exemplo, na área social. A batismo é feito por aspersão (água na cabeça). Igreja Metodista Livre - Batismo por imersão em água. Igreja Metodista Weleyana - Doutrina pentescostal. Países de maior abrangência EUA, Inglaterra.
--------------------------------------------------------------------------------
Igreja Pentecostal Corrente surgida nos Estados Unidos no início do século 20, em reação à falta de fervor evangélico entre os metodistas. Rapidamente propagou-se não só pelos Estados Unidos, mas nos países do terceiro mundo. Características da Igreja Pentecostal Dons do Espírito Santo como: - Falar línguas estranhas - Cura - Profecia - Sabedoria Cultos realizados por expressões de êxtase e forte emoção. Desdobramentos da Igreja Pentecostal Assembléia de Deus No Brasil de 1911, dois missionários pentecostais suecos vindos dos Estados Unidos fundaram a Assembléia de Deus, através da cisão das Igrejas Batistas de Belém do Pará. A igreja então foi organizada nos moldes pentecostais americanos. Hoje é considerada a maior igreja pentecostal do Brasil. Hierarquia Convenção dos pastores Pastor - dirige o culto, participa de convenções ministeriais Evangelista - divulga a religião, dirige culto, participa de convenções ministeriais. Presbítero - dirige culto, realiza casamentos Diácono Cooperador Países de maior abrangência Estados Unidos, Brasil. Congregação Cristã do Brasil Fundada no Brasil em 1910, por Luigi Francescon, a partir da cisão de Igrejas Prebiterianas. Doutrina Acredita nos dons do Espírito Santo, não recolhe dízimo, seus membros não são registrados. O Batismo é realizado por imersão em água corrente. Homens e mulheres sentam separadamente nos cultos. As mulheres com cabeça coberta. Qualquer crente homem pode pregar. O nome do templo é conhecido como Casa da Oração. Hierarquia Ancião Cooperador Cooperador de jovens Diácono Países de maior abrangência Brasil, Portugal, Paraguai, Argentina, EUA, Itália e Espanha Evangelho Quadrangular Fundada nos Estados Unidos em 1918. Chegou ao Brasil na década de 40. O Brasil para Cristo Fundada no Brasil em 1955 por Manuel de Melo, dissidente que foi como pastor da Assembléia de Deus e da Evangelho Quandrangular. Os cultos são realizados por orações espontâneas e testemunhos dos fiéis, que também podem pregar.
--------------------------------------------------------------------------------
Igreja Neopentecostal Na década de 70 do século 20 a Igreja Neopentecostal surgiu de uma corrente religiosa que pregava rituais de exorcismo, cura e prosperidade. Nessa prosperidade está a teologia que assegura a felicidade e o suscesso que devem ser encontrados na vida. é discutido na sociedade religiosa os hábitos sociais e dógmas dos neopentecostais. Uma corrente mais ortodoxa afirma que as Igrejas Neopentecostais não são evangélicas, mas seitas. Desdobramentos da Igreja Neopentecostal Igreja Universal do Reino de Deus Fundada em 1977 por Edir Macedo, hoje entitulado bispo primaz. é a principal Igreja Neopentecostal no Brasil. Doutrina Prega que o mundo está tomado por demônios e cabe aos pastores da igreja exorcizá-los. Hierarquia Bispo primaz Bispo Pastor Obreiro País de maior abrangência Brasil Igreja Internacional da Graça de Deus Fundada no Rio de Janeiro em 1980 pelo missionário R. R Soares. Doutrina Prega que a palavra na Bíblia realiza curas por intermédio de orações. Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra Fundada em Goiás em 1976. Renascer em Cristo Fundada em São Paulo em 1986. Deus é Amor Criada em São Paulo, em 1962, por Davi Miranda.
--------------------------------------------------------------------------------
Igreja paralela a Reforma Igreja Adventista Fundada nos Estados Unidos no século 18 por Willam Miller. No início a principal pregação da igreja foi a volta de Jesus Cristo no ano de 1844. Apesar da promessa não realizada, a igreja prosperou. Chegou no Brasil em 1894. Doutrina Prega que a volta de Jesus Cristo está próxima. E que os mortos dormem até a ressureição. Hierarquia Pastor Ancião - auxilia o pastor na administração Diáconos - somente realiza cultos Desdobramentos da Igreja Adventista Igreja Adventista do Sétimo Dia Igreja Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma Igreja Adventista da Promessa Países de maior abrangência Estados Unidos, Brasil, áfrica do Sul, Angola, Zimbabue.
--------------------------------------------------------------------------------
Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte, mas seu significado é freqüentemente muito diferente. Algumas pessoas usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus. Neste artigo, examinaremos brevemente o significado de “igreja” na Bíblia.
Igreja: O que significa?
Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).
A palavra grega traduzida como "igreja" significa literalmente "chamado para fora, chamado", e assim se refere a um grupo de pessoas chamado para sair fora do pecado do mundo para servir ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal do mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).
Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo, da "Igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20).
A Igreja Universal e a Igreja Local
Algumas vezes a Bíblia usa a palavra "igreja" no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: ". . . Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo"i (Efésios 5:23). Jesus é cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).
Freqüentemente, a palavra "igreja" é usada para descrever uma congregação local ou assembléia de santos. Note uns poucos exemplos: ". . . à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos . . ." (1 Coríntios 1:2); " E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano" (Mateus 18:17); ". . . saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles" (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem a palavra e se tornam cristãos, elas começam a se reunir com outros irmãos na fé.
A Igreja: Organismo, não Organização
A igreja é uma organização? Muitas pessoas têm a noção errada de que a igreja é uma organização ou instituição, independente do povo que compõe a igreja. Este não é o conceito bíblico de igreja. Jesus não morreu para estabelecer uma instituição, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28; 1 Coríntios 6:20). Jesus e o Pai não habitam numa organização, mas no povo que os obedece (João 14:15, 23).
Em vez de falar de uma organização, a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto de membros vivos (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Colossenses 1:8, 24; Efésios 5:23). Estes membros do corpo são blocos ou pedras usados na construção da igreja (1 Coríntios 3:10-15).
Muitas igrejas sugerem que a "igreja universal" é constituída de todas as congregações locais do mundo. Isto não é um conceito bíblico. Uma igreja local consiste de cristãos que se reúnem num corpo local. Eles podem ser identificados e contados (Romanos 16:14, 15; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15). A igreja universal consiste de todos os discípulos de Cristo em todo o mundo. Nenhum homem é capaz de identificar e contar todos os membros deste corpo universal. Tentativas de contar todos os verdadeiros cristãos em uma nação ou no mundo ilustram a ignorância e a vaidade dos homens. Somente Deus pode contar e identificar seus primogênitos "arrolados nos céus" (Hebreus 12:23).
Descrições Bíblicas da Igreja que Pertence a Jesus
A Bíblia não usa um único nome exclusivo para a igreja. É errado, portanto, insistirmos num único nome que todas as igrejas fiéis tenham que usar. Muitas passagens falam simplesmente da igreja, algumas vezes identificando o local (cidade ou casa) onde o grupo de cristãos se reunia. Portanto, podemos nos referir à igreja simplesmente como "a igreja" (Atos 8:1; 9:31; Romanos 16:1).
Freqüentemente, as descrições da igreja no Novo Testamento mostram a relação que existe entre o Senhor e sua igreja. A igreja pertence a Deus, e é freqüentemente chamada "a igreja de Deus" (veja Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; Gálatas 1:13; 1 Timóteo 3:5, 15). Jesus derramou seu sangue para comprar a igreja. Portanto, Paulo falou de "igrejas de Cristo" (Romanos 16:16) e Jesus falou de sua própria igreja (Mateus 16:18). O povo de Deus pode ser corretamente descrito como a "igreja dos primogênitos arrolados nos céus" (Hebreus 12:23).
Consideremos o significado de descrições bíblicas comuns da igreja.
O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nossa cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18). Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).
O Reino de Deus ou Reino dos Céus (Mateus 3:2; 4:17; Lucas 4:43; Atos 8:12; 19:8; 20:25; 28:23, 31). A idéia de reino ressalta a posição de autoridade do rei (veja 1 Coríntios 4:20; Hebreus 1:8; 12:28-29; Mateus 28:18-20; Apocalipse 12:10). O reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36). Em vez de ser uma entidade política e mundana, a igreja é um reino espiritual assentado no caráter santo de Deus. Podemos entrar no reino somente quando formos transformados espiritualmente (Colossenses 1:13). Como servos do Rei, temos que desenvolver as características espirituais de nosso Senhor (Tiago 2:5), incluindo sua humildade e inocência (Marcos 10:14-15) e sua santidade (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21).
A Casa de Deus (1 Timóteo 3:15) não é um edifício material, mas o santuário e a habitação do Senhor (Efésios 2:21-22). É um edifício espiritual (1 Pedro 2:5).
O Rebanho de Deus (Atos 20:28). Jesus é o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas (João 10:11). As ovelhas ouvem sua voz e o seguem para receber a vida eterna (João 10:27-28).
Nomes Humanos Causam Divisão
A divisão religiosa em nossa sociedade é vergonhosa. Muitas pessoas estão confusas num mundo com muitos nomes diferentes de igrejas. Alguns destes nomes honram certos homens, enquanto outros ressaltam pontos doutrinários específicos.
A unidade dos salvos é baseada no nome e na doutrina de Cristo. Devemos fazer tudo pela autoridade de Jesus ou em seu nome (Colossenses 3:17). "Não há salvação em nenhum outro . . . nome" (Atos 4:12). Esta unidade é possível somente quando falamos e pensamos a mesma coisa, que é a doutrina de Cristo (1 Coríntios 1:10). Quando os homens começam a seguir outros homens, perdem a unidade com Cristo e seu povo (1 Coríntios 1:11-13). Divisões e contendas acontecem na igreja, em parte, porque algumas pessoas se identificam somente com nomes humanos. Paulo argumentou que deveríamos identificar-nos somente com o Senhor que servimos. Jesus foi crucificado por nós e somos batizados em seu nome. Jesus, e não homens, merece nossa dedicação e honra. Os verdadeiros seguidores de Deus são parte da igreja que pertence a Jesus.
| Tweet |
1) "Agora, permanecem a fé, a esperança e o amor.