O Primeiro Derramamento de Sangue
Gênesis 3:14-24; Hebreus 10:1-10
Versículo para memorização: Gênesis 3:21
Na criação e na incumbência original de Deus para o homem, a morte não é vista. Ela é mencionada apenas como uma advertência condicional. “No dia em que dela comeres, certamente morrerás”. É com e pelo pecado que a morte veio ao mundo.
É igualmente importante ver que a primeira morte, tanto dos animais quanto dos homens, não foi “natural”, mas violenta. O sangue deles foi derramado. O derramamento de sangue é um fato temido da vida em todo lugar. Todos os animais não predadores ficam muito excitados e descontrolados com o cheiro de sangue, especialmente de sua própria espécie. Os homens são naturalmente adversos à idéia de derramamento de seu sangue e a Bíblia é bastante eloqüente sobre o mal do derramamento de sangue.
Apesar de tudo isso, aprendemos que foi Deus quem primeiro derramou sangue. Em Gênesis 3:21, lemos que Ele fez túnicas de peles para Adão e Eva. É óbvio que Deus providenciou essas peles matando animais, e o padrão de sacrifício animal do Velho Testamento certamente poderá sustentar essa conclusão. Assim, a questão que nos encara é: “Por que Deus matou os animais? Por que o derramamento de sangue?”
Quando Adão pecou, não apenas ele, mas sua esposa, toda a sua descendência e a criação inteira (a terra e todos os seus habitantes) foram afastados de Deus. Essa alienação e a sua rebelião afetaram os animais, assim como os homens, o que pode ser facilmente visto pelo fato de que os animais, que deveriam comer apenas ervas (Gênesis 1:30), agora comeram uns aos outros. Adão não estavam em comunhão com Deus. Estava com medo. Sentiu a sua nudez e a ira iminente de Deus sobre ele (Gênesis 3:7-8). Seguindo isso, em Gênesis 3, vemos o pronunciamento do julgamento de Deus e de todas as penalidades do pecado. Mas, no meio desse julgamento, vemos um ato de Deus (fez túnicas de pele) para prover uma necessidade do homem (e eu estava com medo, por que eu estava nu; e eu me escondi). Agora, essa foi uma atividade encerrada em si mesma ou isso teve um significado mais profundo?
De acordo com Hebreus 10 e muitas outras Escrituras, esse primeiro derramamento de sangue teve um significado mais profundo e mais maravilhoso. Vemos que os sacrifícios de sangue tiveram uma relação com a purificação do pecado (Hebreus 10:1-2). Aprendemos que o sangue de touros e bodes não podem tirar os pecados (Hebreus 10:4). Então, aprendemos que o sangue de Cristo de fato tira o pecado (Hebreus 10:10; 13:12). Agora, com essas duas verdades opostas em mente, retorne a Hebreus 10:1 e você verá a proposta de Deus ao sacrificar os animais (derramando seu sangue) e todo sacrifício do Velho Testamento. Foi para testemunhar (em símbolo) o sacrifício reconciliador de Cristo.
PERGUNTAS - O PRIMEIRO DERRAMAMENTO DE SANGUE
1. A morte era parte da criação original?
2. Quem foi o instigador da morte?
3. Quando Adão se sentiu separado de Deus?
4. Aponte duas coisas que Adão fez motivado por seu medo.
5. Isso ajudou Adão a não sentir medo?
6. Adão estava realmente escondido de Deus?
7. Adão aceitou a culpa por seu pecado?
8. O que Deus providenciou para cobrir a nudez de Adão e Eva?
9. Como devemos compreender que isso foi feito?
10. A Bíblia descreve alguma diferença na roupa que Deus fez para o homem e a mulher?
11. O valor das peles era real ou simbólico?
12. Deus tinha o direito de matar os animais?
13. Aponte algumas formas más de derramamento de sangue.
14. Apenas o homem derramou sangue? Explique.
15. O sangue dos animais tirou o pecado de Adão?
16. Os sacrifícios do Velho Testamento ajudaram a tirar o pecado?
17. Algum desses sacrifícios estava relacionado à purificação do pecado?
18. O que realmente tira o pecado?
19. Como o sangue de Jesus está relacionado aos sacrifícios do Velho Testamento?
20. Como as mortes no jardim e sobre a cruz estão relacionadas à reconciliação?
A Queda do Homem Gênesis 3:1-24 Versículo para memorização: Gênesis 3:19 Deus fez Adão em sua própria imagem espiritual. Isso quer dizer que Adão era uma criatura com autoridade, habilidade e vontade. Deus deu-lhe domínio sobre toda a terra. Deus então ordenou à terra que ela se submetesse a Adão, e ele criou o reino animal, que o reverenciou e o obedeceu. Adão, entretanto, não era soberano nessas coisas como é Deus. Ele, antes, tinha uma posição de responsabilidade para com Deus. Parece-me que a ordem em, Gênesis 1:28, para povoar (encher) a terra e subjugar (dominar) foi uma instrução para que Adão submetesse seu domínio a Deus. Ele não deveria ter domínio soberanamente como Deus, reconhecendo (discernindo por si mesmo) bem e mal, decidindo por si mesmo o que poderia e o que não poderia, o que deveria e o que não deveria fazer. Deveria, antes, reinar de modo submisso, sob Deus, obedecendo as normas e as restrições colocadas sobre ele por seu criador soberano. Ao homem foi dada a habilidade para comer de todas as árvores do jardim, mas a responsabilidade de não comer de uma delas. O Diabo, seja como serpente ou através dela, iludiu Eva. Ela comeu e deu para seu marido, e ele comeu do fruto proibido. Podemos apenas conjeturar sobre porque Adão comeu o fruto que sua esposa lhe ofereceu (tratarei disso mais tarde), ou sobre o que poderia ter acontecido com ele ou ela para que ele recusasse a tentação dela. Sabemos, entretanto, o resultado do fato de ele ter comido. Ele exercitou capacidade contrária à sua responsabilidade. Adão, na verdade, declarou guerra à justiça de Deus por decidir por ele e exigir dele. Conseqüente e certamente, assim como o soberano criador espera, a criatura deve cair e, de fato, o faz. É improvável que algum homem já tenha sabido quão longe ele realmente caiu. Como o pai da raça humana, Adão levou toda a sua descendência consigo. Em Adão vivemos, em Adão morremos (Romanos 5:15; I Coríntios 15:22). A morte espiritual tomou lugar em Adão imediatamente e toda a sua descendência nasce espiritualmente morta. Não apenas isso, mas também como julgamento sobre seu pecado, e para impedir a perpetuidade desse estado terrível, Deus pronunciou e impingiu a morte física sobre Adão e sua prole. Isso não é tudo. Perdeu-se todo a harmonia em todo o domínio de Adão. É no âmbito dessa queda que as mulheres desobedecem a seus maridos, os filhos a seus pais, que os animais temem, atacam e aprisionam a si mesmos e ao homem. Essa é a causa de toda doença, deformidade e imperfeição nos homens, animais e plantas. Deus viu sua criação e ela era muito boa (Gênesis 1:31). Tudo nessa criação que hoje não é bom é resultado, tanto direta quanto indiretamente, do pecado e da queda de Adão. PERGUNTAS - LIÇÃO 7 1. À imagem de quem Adão foi feito?
2. Isso significa que Adão se parecia com Deus?
3. O que isso significa?
4. Adão tinha autoridade sobre a criação?
5. Havia uma limitação sobre essa autoridade?
6. Qual era sua responsabilidade positiva?
7. Ele teve autoridade e responsabilidade para executá-la?
8. Quem motivou Adão a se rebelar?
9. Adão era mais sábio do que sua mulher?
10. Qual foi a rebelião de Adão?
11. Ele foi advertido de quais penalidade e resultado?
12. Isso foi executado imediatamente ou mais tarde?
13. A queda de Adão afetou Eva? Se sim, como?
14. A queda de Adão afetou seus filhos? Se sim, como?
15. A queda de Adão afetou os animais? Se sim, como?
16. A queda de Adão afetou as plantas? Se sim, como?
17. O homem ainda tem domínio sobre a criação?
18. O homem tem habilidade para executar sua responsabilidade hoje?
19. A falta de habilidade muda a responsabilidade?
20. A salvação nos restitui ao estado de Adão
| Tweet |
1) "Agora, permanecem a fé, a esperança e o amor.